Riachão ganha Ponto de Inclusão Digital da Justiça Federal

Procuradoria do Município
Segunda, 25 de março de 2024.
Fotos: Anderson dos Santos

Na noite deste sábado, 23 de março, a Prefeitura de Riachão do Jacuípe em parceria com a Justiça Federal marcou a história do município com o ato solene de inauguração do Ponto de Inclusão Digital da Justiça Federal (PID). O PID começa a atender a população jacuipense e de toda a região, a partir desta segunda-feira, 25, no antigo prédio que já serviu para o funcionamento da Câmara Municipal de Vereadores e para a cadeia pública da cidade, nas décadas de 50 e 60.

A população jacuipense poderá contar com acesso facilitado aos serviços judiciais essenciais, incluindo perícias, audiências e atermações. A iniciativa tem como objetivo efetivar o direito constitucional de acesso à Justiça, reduzindo ou eliminando as despesas com deslocamento da população local e de cidades como Capela do Alto alegre, Gavião, Nova Fátima, Pé de Serra, Candeal, Ichu e demais até a sede da subseção judiciária, que fica em Feira de Santana.

O Coordenador dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef) e Desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF1), Carlos Augusto Pires Brandão fez questão de enfatizar sobre a relevância de Riachão em ser terra do também, Desembargador Federal, Dr° Wilson Alves de Souza, bem como do equipamento em Riachão.

“Comumente a população tem mais contato com a Justiça Federal em grandes centros urbanos, agora não, agora o povo jacuipense e de toda a região poderá ter acesso a todos estes serviços, sem falar do poder simbólico que um Posto da Justiça Federal atribui ao município que o sedia. Estipulamos que iremos alcançar mais de duzentas mil pessoas e esta conquista nós todos devemos ao prestigio da pessoa do Desembargador Wilson Alves de Souza”, garantiu Carlos Pires Brandão.

“Eu diria que esse evento é de altíssima relevância, porque este prédio vai servir, principalmente às pessoas mais vulneráveis de nossa terra. Pra mim, hoje é um momento muito feliz em minha vida, por estar aqui e saber que de alguma forma somatizei com os demais esforços pra hoje estarmos inaugurando este equipamento tão fundamental para a vida do povo jacuipense”, comemorou o Desembargador jacuipense, Dr° Wilson.

Uma das juízas responsáveis pelo PID, Camile de Lima, destacou a parceria com a Prefeitura. “A gestão municipal firma uma importante parceria com a Justiça Federal para custear o material de expediente e ceder os servidores que irão trabalhar no Posto”.

O prefeito Carlos Matos mencionou ainda a importância de seu vice, Felipe Sales na mediação para a vinda do equipamento, ao mesmo tempo que Felipe finalizou sua fala reforçando que ele e Carlos Matos não trabalham isoladamente. Sempre em parceria e companheirismo.

Felipe Sales e Carlos Matos agradeceram a força e desempenho do jacuipense e desembargador, o doutor, Wilson de Souza e também ao seu filho, e juiz da cidade de Juazeiro, Dr° Wagner Souza por somar forças nesta conquista.

Diversos magistrados que atuam como advogados na cidade compareceram ao evento, como Joaquim Lino Carneiro; o ex-juiz de Riachão, José Ferreira Filho e muitos outros advogados jacuipenses. Além deles, a procuradora municipal, Analdina Oliveira, e os advogados que irão compor o quadro do PID, vereadores, e secretários municipais, também prestigiaram a solenidade.

Segunda, 25 de março de 2024.