Prefeitura de Riachão do Jacuípe proporciona passeio terapêutico para usuários do CAPS

A unidade contemplou este ano um passeio no Porto da Barra, em Salvador

Sábado, 16 de dezembro de 2023.
Fotos: Maria Eduarda Militão

Profissionais e usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Riachão do Jacuípe – CAPS I Margarida Vieira dos Santos promoveu na última quarta-feira, 13 de dezembro, um dia bem diferente e com bastante descontração para todos.

A unidade contemplou este ano um passeio no Porto da Barra, em Salvador, com direito a banho de mar e visita a pontos turísticos pela capital baiana. “O passeio terapêutico é uma atividade pensada pela equipe de profissionais da saúde mental, apoiada pela Secretaria de Saúde, que garante toda estrutura, visando atender as necessidades, proporcionando conforto e segurança às pessoas envolvidas no contexto”, explica o coordenador do CAPS, o enfermeiro e mestre em Saúde Mental, Marcos Lopes.

Ainda de acordo com o coordenador, este tipo de atividade tem o objetivo de promover aos usuários deste serviço, um momento de interação fora da unidade, tirando-os do ambiente habitual.

“O passeio terapêutico promove integração, um melhor convívio social, diferenciando o cuidado, e fortalecendo a humanização do tratamento, dando assistência em liberdade e rompendo com os estigmas que circundam as pessoas acometidas pelo sofrimento mental”, concluiu Marcos.

Segundo a secretária interina da Saúde, Géssica Soares, o momento já aconteceu ano passado em uma visita ao Shopping Center. “Procuramos atender às solicitações da equipe do CAPS, pois somos sabedores da importância do passeio terapêutico, uma experiência totalmente humanizada, cheia de afeto que proporciona uma interação social diferente das ações terapêuticas diárias”, destacou.

Os usuários do CAPS participaram ainda de rodas de capoeira e outras atividades na capital baiana, compartilhando experiências com os colegas de terapia e com os profissionais que compõem a equipe.

Sábado, 16 de dezembro de 2023.