Prefeitura de Riachão realizou mais de 400 cirurgias oftalmológicas no último final de semana

Foram 203 cirurgias de catarata e 204 cirurgias de pterígio

Quinta, 31 de agosto de 2023.
Fotos: Anderson dos Santos

No último fim de semana, sábado e domingo, 26 e 27 de agosto, a Prefeitura de Riachão do Jacuípe, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o HCOE (Hospital de Olhos de Feira de Santana) uma das maiores referências em olhos no estado da Bahia, realizou mais de 400 cirurgias oftalmológicas durante mutirão no Hospital Municipal. Foram 203 cirurgias de catarata e 204 cirurgias de pterígio.

A ação foi iniciada nos dias 25 e 24 de agosto com a realização das triagens dos pacientes, na própria Secretaria de Saúde. Muitas pessoas foram avaliadas e diagnosticadas com outros problemas oculares, mas saíram satisfeitas com o diagnóstico devido e o tratamento encaminhado.

“Eu não vou precisar fazer cirurgia de catarata, mas vou fazer de glaucoma. A médica avaliou e já me encaminhou. Com o exame na mão, posso na próxima ação glaucoma aqui em Riachão, ou até em Feira de Santana mesmo fazer minha cirurgia”, explicou dona Alzira Santos, do distrito de Vila Aparecida.

Cidades como Conceição do Coité, Nova Fátima, Tanquinho, Ichu e muitas outras trouxeram seus munícipes para o Mutirão. Além disso, moradores de povoados, distritos e sede de Riachão do Jacuípe foram atendidos pelo Mutirão.

A barreirense Maria Valneci comemorou a oportunidade. “Fiz uma cirurgia no sábado e hoje retornei pra fazer a outra, estou muito satisfeita, estas cirurgias são muito caras”, lembrou.

“O início desta grande ação começou a ser realizada na quinta-feira com a atuação dos profissionais da Secretaria de Saúde, além de contarmos com o apoio da estrutura do Hospital Municipal. Graças a deus e à gestão pública estamos concretizando os procedimentos cirúrgicos na área de oftalmologia evitando assim o deslocamento dos pacientes para outros municípios. Além de procedimentos de catarata e pterígio tivemos outros diagnósticos como retinopatias, diabéticas e hipertensas, descolamento de retina, glaucoma, entre outros”, acrescentou a secretária de Saúde, Jane Paula Soares.

Quinta, 31 de agosto de 2023.