Prefeitura e Polícia Miliar entregam diplomas do PROERD em Riachão do Jacuípe

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte E Turismo
Sexta, 16 de junho de 2023.
Fotos: Maria Eduarda Militão

Em uma parceria com a 90ª Companhia Independente de Polícia Militar em Riachão do Jacuípe, a Secretaria Municipal de Educação realizou na última terça-feira, 12 de junho, no Espaço Eventos, a diplomação de meninos e meninas da rede municipal de ensino e que são assistidos pelo PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) em Riachão do Jacuípe. O PROERD é um programa educacional brasileiro que tem como base o DARE (Drug Abuse Resistance Education), programa educacional americano.

Em Riachão do Jacuípe, o PROERD é ofertado para crianças do 5° e do 7° ano nas escolas municipais Nossa Senhora da Conceição, Ana Neta e Carmem Silva. De acordo com a articuladora do Programa, a professora e mediadora Duane Guimarães, a relação entre Secretaria de Educação (poder público) e a CIPA tem sido a mais harmônica e eficiente possível.

Durante o evento, além de apresentações culturais realizadas pelas crianças da rede municipal de ensino e da Escola Municipal de Música, as crianças acompanhadas de familiares, receberam seus diplomas, realizaram o juramento e seguiram após lanche oferecido pela Secretaria Municipal de Educação.

Para Letícia Torres, mãe de Rian Lincoln, o PROERD é muito importante na vida do filho. “Meu filho tem aprendido boas práticas de educação, a respeitar os mais velhos e todas as demais pessoas. Ele era desobediente, agora ele sabe me respeitar e sabe que o mundo das drogas não é a solução pra nada”, disse.

Já o avô de Lázaro, o senhor José Agnelo acredita que o neto irá seguir a carreira militar. “Pelo o que ele fala do Programa em casa, tem demonstrado mais obediência e certeza do que quer para a vida dele”, garantiu.

“Esse momento de interação familía, escola e Polícia Militar só colabora com uma formação integral do cidadão. Para além da escola e da família é bom saber que a Polícia também é nossa parceira na formação de cidadãos, homens e mulheres do bem”, ressaltou a secretária de Educação Jacivan Moraes.

“A Polícia Militar combate o crime organizado, mas também enfrenta a violência com programas e ações humanizadas e educativas como o PROERD. Hoje é um dia muito importante, hoje é o dia que a gente vem dizer que o tripé Família, Polícia e Educação dá certo. O prefeito,  vice e toda a gestão pública oferece uma rede de apoio para vocês, pais e filhos, procurem apoio e jamais se afastem”, enfatizou a Major Maria Aparecida.

Na oportunidade o vice prefeito, Felipe Sales representou a gestão municipal, pois o prefeito Carlos Matos, que mandou uma mensagem em vídeo para a criançada, estava em Salvador a convite do ministério público para receber o Prêmio Transparência com os gastos do São João 2023.

“O diálogo é o melhor caminho. Violência e falta de educação não nos ajudam, pelo contrário gera violência. É daquilo que vocês fazem agora da vida de vocês, resistindo às drogas e a violência, que virão as vitórias na vida de vocês”, disse Felipe Sales.

“Na verdade, esta foi uma oportunidade única em minha vida. O PROERD é um programa que ele toca primeiro no coração, depois a gente toca as atividades com as crianças”, disse emocionado o soldado e professor do PROERD, Leandro Carmo de Jesus.

O evento contou ainda com momento de premiação das melhores redações durante o curso e com o seguinte tema: “Resistindo às Drogas e Violência”. Das 87 redações escritas, as de Ester de Souza (prêmio bicicleta), João Gustavo dos Santos (celular) e Maria Vitória (celular) foram eleitas como as três primeiras melhores redações.

Sexta, 16 de junho de 2023.