Secretaria de Saúde recebe oficina e servidora realiza pré-lançamento de livro

Riachão do Jacuípe serviu como município piloto para o projeto de estudo

Secretaria Municipal de Saúde
Quinta, 01 de junho de 2023.
Fotos: Anderson dos Santos

Visando aperfeiçoar e capacitar servidores públicos, a Secretaria de Saúde de Riachão do Jacuípe recebeu a Oficina de Sistematização da Assistência de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Loja Maçônica 14 de Agosto, semana passada. Na oportunidade, a servidora Nelma Nunes também realizou o pré-lançamento do livro em que é uma das organizadoras.

A oficina tem base na pesquisa de Nelma, que é mestranda, enfermeira e servidora municipal da Secretaria de Saúde. Na pesquisa, ela utiliza Riachão do Jacuípe como ambiente de pesquisa, servindo como município piloto do seu Projeto de estudo. O tema SAE (onde está inserida a pesquisa da autora) oferece mais conhecimento para melhorar a prestação de serviços pelos profissionais enfermeiros da Atenção Básica.

O evento teve o apoio do Governo Municipal e contou com as presenças do prefeito Carlos Matos, da secretária Municipal de Saúde, Jane Paula Soares, do presidente da Câmara de Vereadores, Raimundo Falconery (Chuá) e da UEFS, representada pelas professoras e doutoras, Sinara de Lima e Juliana Leal.

“É um privilégio, Nelma. Uma honra para todos nós, não apenas como gestor, mas como jacuipense, poder contar com o seu trabalho na saúde de nosso município”, agradeceu e parabenizou o prefeito Carlos Matos.

A oficina foi iniciada com as palestras "Processo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde e os Sistemas de Linguagem Padronizada em Enfermagem", ministrada pelo enfermeiro, professor e doutor Rudval Souza, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e “Aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem na APS”, ministrada pelo enfermeiro, professor e doutor Anderson Reis de Souza, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Logo em seguida, a mestranda e responsável pela oficina fez a mediação das discussões em torno dos temas.

O evento contou também com a palestra “Estratégias para enfrentar as dificuldades de implementar a SAE na APS (Atenção Primária a Saúde)” com o chefe de setor de Sistema de Informação em Riachão do Jacuípe, Gleidson da Silva Batista.

A quarta palestra da oficina foi sobre “Aplicação do Processo de Enfermagem no registro do PEC e-SUS”, ministrada por Natália Mascarenhas, chefe do setor de Imunização de Riachão do Jacuípe e também enfermeira e mestre pela UEFS. As discussões foram mediadas por Ricardo Alexandre Carneiro, enfermeiro sanitarista e coordenador Vigilância Epidemiológica do município, Núbia Leite Rios, enfermeira, auditora, mestre em Saúde Coletiva e presidente da APAE/Riachão.

O evento foi encerrado em grande estilo com o “Café e prosa”, momento em que o livro “Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência” foi pré-lançado, já que o mesmo ainda precisa passar pela editora, pois, apesar de concluído, está no formato PDF. O seu lançamento oficial está programado para acontecer na UEFS, no final deste mês.

“Este livro irá nortear a prática das equipes daqui do município, como também servirá de referência para a região e para todo o Brasil, pois o livro terá circulação nacional e internacional. Além disso, será divulgado nas plataformas e redes sociais do COFEN (Conselho Federal de Enfermagem) e da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), uma instância de pesquisa reconhecida mundialmente”, lembrou a professora e coordenadora do acordo CAPES/COFEN e UEFS, Sinara de Lima.

“O livro é fruto de um trabalho coletivo, inclusive temos dois colegas colaboradores, Natália Mascarenhas e Ricardo Alexandre. Trazemos uma proposta ousada e desafiadora neste trabalho, mas nada disso seria possível sem a colaboração de todos, quero aqui agradecer e dizer a todos que sou só gratidão”, agradeceu Nelma Nunes.

Quinta, 01 de junho de 2023.