NOTA DE ESCLARECIMENTO: HOSPITAL MUNICIPAL

Diretoria Clínica do Hospital Municipal explica à população jacuipense acerca de alguns fatos

Domingo, 09 de abril de 2023.
Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe

A Diretoria Clínica da FUSAS-HMRJ, vem, através deste comunicado esclarecer à população jacuipense acerca de alguns fatos veiculados nas redes sociais, envolvendo o atendimento decorrente de um acidente na BA 233, que liga a cidade de Pé de Serra/BA a BR 324.

Inicialmente, cumpre informar que os envolvidos no acidente foram conduzidos ao Hospital Municipal, chegando na unidade com sinais vitais, foram feitos todos os procedimentos necessários para tentar salvar a vida de todos envolvidos no acidente, porém, quando a equipe médica preparava a transferência para uma unidade de maior suporte, infelizmente uma pessoa envolvida não resistiu e veio a óbito.

O médico responsável pelo plantão, após constatar o óbito, emitiu a Declaração de Óbito – DO, liberando o corpo para o velório e sepultamento.

Ocorre que, no caso de óbito por causa acidental, a Declaração de Óbito – DO será emitida pelo médico legista responsável pelo Instituto Médico Legal e não pelo médico responsável pela unidade de atendimento, conforme dispõe a Portaria que regulamenta o presente tema.

Após o ocorrido, o Hospital foi contatado pelo Instituto Médico Legal, avisando que uma equipe estava se deslocando para buscar o corpo e adotar os procedimentos necessários.

Nesse sentido, a Diretoria Clínica da Fundação de Saúde e Assistência Social – FUSAS lamenta o ocorrido, haja vista que o corpo já estava sendo velado.

Ademais, informa que será aberto procedimento administrativo para que todas as providencias sejam adotadas em face do médico que realizou o procedimento, bem como do Instituto Vida de Solidariedade Social, que faz a gestão complementar do Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe, a fim de apurar os fatos e proceder com as medidas necessárias.

Desta feita, deixamos claro que a equipe de saúde do Hospital é formada por profissionais comprometidos com a vida. A missão principal é salvar vidas, sendo de conhecimento de todos os munícipes, bem como é de conhecimento da região sobre o bom trabalho prestado pelo Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe/BA.

Neste momento de dor para a família e para todos nós cidadãos, devido a perca tão repentina de uma jovem, pedimos a todos que tenham cautela e responsabilidade em seus comentários, para não aumentar ainda mais esta dor.

Assim, a Diretoria Clínica da Fundação de Saúde e Assistência Social reafirma que serão realizados todos os procedimentos necessários, e comentários maldosos ou infundados não levam a solução do problema. Agradecemos a atenção de todos, e mais uma vez, externando a família enlutada nossos profundos sentimentos.

Riachão do Jacuípe, 09 de abril de 2023.

Dr. Thiago de Oliveira Carneiro Diretor Clínico – FUSAS/HMRJ

Domingo, 09 de abril de 2023.