Prefeitura realiza 7ª Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Agora a Secretaria se organiza para participar da Conferência Estadual

Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social, Cidadania E Justiça
Sábado, 11 de março de 2023.
Fotos: Anderson dos Santos

Com o tema “Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em tempos de Pandemia pela COVID 19: Violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi realizada na manhã desta quinta-feira, 09 de março, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) em Riachão do Jacuípe.

A Conferência tem o objetivo de mobilizar a sociedade civil, poder público e todos os demais sistemas que podem garantir os direitos das crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

Com apresentações culturais, crianças e adolescentes se apresentaram. Uma turma de adolescentes do Colégio Estadual Maria Dagmar de Miranda encantou o público através de uma peça teatral, com foco político-social, chamando a atenção para os diversos tipos de preconceitos.

O evento contou com a presença do prefeito Carlos Matos; da secretária de Assistência Social, Alessandra Oliveira; da coordenadora do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Jaqueline Roma; da secretária de Saúde, Jane Paula; da coordenadora de Educação, Elisângela Oliveira (representando a Secretaria de Educação); dos vereadores, Leandro Magno e João Igor.

“Ainda não temos noção do tanto de problemas que nossos jovens enfrentam. Eu estou secretária, mas sou professora, por isso, acredito na educação, no cuidar. Tenho certeza que quando eu voltar para a sala de aula, voltarei diferente, pois só agora, na Assistência Social eu fui entender porque tantos jovens são indiferentes ao carinho, ao afeto. São jovens com sérios problemas em casa, na família, por isso, temos muito a fazer, muito a cuidar. E este espaço é o mais adequado para avaliarmos e debatermos o melhor para nossos jovens, crianças e adolescentes”, concluiu a secretária de Assistência Social.

Para o prefeito Carlos Matos investir na arte e cultura é necessário para a conscientização da juventude em contraponto a tanta mensagem negativa da mídia. “Convidei os jovens que se apresentaram ainda há pouco para fazerem a abertura do São João, o que a peça tem a ver com o forró? Certamente nada, mas tem muito a nos dizer, tem muita mensagem que combate o preconceito, a homofobia e outras orientações que devem ser respeitadas”, lembrou o prefeito.

Após as falas foi lido o Regimento Interno da Conferência e em seguida o grande momento do evento, a palestra sobre o tema da Conferência com Vera Carneiro, presidente do CECA-BA e coordenadora do Peconte do MOC. Ela falou sobre o tema, focando bastante nos prejuízos que crianças e adolescentes tiveram durante a pandemia.

“A saúde, as condições de vida da população, principalmente das crianças e adolescentes. O fechamento das escolas, que era o momento que as crianças e adolescentes tinham para interagir, as dificuldades de aprendizagem, o medo, a fobia, o que realmente, assustou a todos, por perderem mães, avós, tias, parentes e amigos. São milhões de crianças e adolescentes afetadas com este fenômeno”, pontuou Vera Carneiro.

Em seguida foi aberto para debate e distribuição de propostas por eixos. As propostas são distribuídas com foco na construção de novas Políticas Públicas e integradas para atender a diversidade dos direitos de crianças, jovens e adolescentes.

Pela tarde os presentes apresentaram os resultados dos eixos, e agora a Secretaria Municipal de Assistência Social, após votarem nos representantes municipais, se organizam para participarem da Conferência Estadual da Criança e do adolescente na capital baiana, Salvador.

Sábado, 11 de março de 2023.