Riachão do Jacuípe debate as políticas de proteção social na IIª Jornada do SUAS

Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social, Cidadania E Justiça
Quarta, 15 de fevereiro de 2023.

Com o tema: “O valor da autorresponsabilidade na execução das Políticas de Proteção Social”, a Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Cidadania e Justiça de Riachão do Jacuípe deu início na manhã desta terça-feira, 14 de fevereiro, a IIª Jornada do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

A abertura do evento contou com a participação de assistentes sociais, psicólogos, trabalhadores da Secretaria, do CRAS e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), além da presença do prefeito Carlos Matos e do vice Felipe Sales.

Para nortear as discussões a psicóloga Iara Nancy palestrou sobre o tema da jornada. “Quando a gente vai para a Assistência Social, vamos atuar protegendo pessoas. Então, igual ao agricultor, a gente escolhe se vai plantar milho ou feijão. A gente precisa todo dia fazer com que esta semente cresça, cuidando, regando para que ela floresça. A gente não pode esquecer que a política é de proteção, protegemos a vida, o direito a igualdade, as diferenças, a necessidade de dignidade da pessoa existir, por isso, precisamos ter certeza dessa nossa autorresponsabilidade em relação ao nosso papel”.

A secretária de Assistência Social, Alessandra Oliveira, entende que os debates irão definir o plano de trabalho para 2023 e qualificarão os funcionários. “Sempre tivemos a preocupação em estarmos passando por este momento de reflexão para melhorar a nossa prática, a nossa assistência, que vai do atendimento ao usuário até quem trabalha na limpeza, recepção e demais áreas da Assistência. Estou muito feliz em estarmos juntos proporcionando este momento para prestar um melhor serviço à toda nossa comunidade”.

A IIª Jornada do SUAS segue até quinta-feira, 16 de fevereiro, com a realização de oficinas que serão ministradas no próprio CRAS.

Quarta, 15 de fevereiro de 2023.