Jornada Pedagógica de Riachão do Jacuípe termina com atividades nas escolas

Foram realizadas oficinas para motoristas, merendeiras, auxiliar de serviços gerais e porteiros

Sexta, 10 de fevereiro de 2023.
Fotos: Anderson dos Santos

A Jornada Pedagógica de Riachão do Jacuípe, depois de contar com diversas atividades preparatórias para professores, profissionais e trabalhadores que fazem a educação do município é encerrada nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, com mais ações, dessa vez, nas escolas do município. O importante evento pedagógico teve início na segunda-feira, 06 de fevereiro, no Palace Hotel, com apresentações em torno do tema da Jornada; “Educação em rede: sujeitos, vivências e saberes", com um olhar claro em fazer uma educação inclusiva e com a participação de todos que compõem a comunidade escolar.

O evento começou com a apresentação do Grupo Teatral Canastra Real que, através da Jornada Poética, realizou um brilhante e esperado show, mesclando literatura e música de maneira didática e pedagógica para um público diverso de professores da rede municipal, do estado e da iniciativa privada, que também fizeram questão de prestigiar a abertura.

“Quando pensamos em apresentar espetáculos na Canastra Real, a literatura foi a nossa chave, a palavra performada oralmente tem este poder, de ligar um coração a outro coração”, disse o cantor, compositor, ator, educador e doutorando em Educação, José Rego (Pinduca), do Canastra Real.

“A jornada foi muito proveitosa para todos os seguimentos da educação jacuipense. Foi bem diversificada e com temas bem modernos e necessários para o retorno das aulas”, disse Celeste Guimarães Passos, diretora do Instituto Santa Marta.

A secretária de Educação, Jacivan Moraes destacou a importância da jornada para os trabalhos do ano letivo. “O evento que dá o pontapé inicial para os trabalhos de todo o ano letivo, tanto no campo pedagógico, quanto no administrativo e foi imprescindível a presença de todos os responsáveis em fazer a educação da rede pública municipal. Desde já, agradecemos a presença e colaboração de todos nesta busca incansável por uma educação cada dia melhor”.

Liliam Guimarães, coordenadora da educação infantil do município afirmou que a qualidade do evento deve ajudar aos profissionais. “Foram inúmeras as contribuições e aprendizados, discutimos sobre a criança, a infância, e todas as concepções acerca da educação infantil que nos engrandece. Que possamos fazer um 2023, cada vez melhor para o desenvolvimento de nossas crianças”.

Na terça-feira, ainda no Palace Hotel, Geovane Teles abordou o tema: “Aprendizagem e Afeto para ressignificar a Prática Pedagógica”. Além disso, foram realizadas oficinas para motoristas, merendeiras, auxiliar de serviços gerais e porteiros, com temas como: “Convivência com as pessoas e as relações no ambiente de trabalho”, “Manual de boas práticas de manipulação de alimentos”, “Educação Especial e cultura Inclusiva: um olhar para as diferenças.

Todas estas atividades ocorreram em espaços diferentes, porém, adequados às propostas da Secretaria Municipal de Educação.

Sexta, 10 de fevereiro de 2023.