Cidadania Itinerante proporcionou diversos atendimentos aos jacuipenses

A Prefeitura de Riachão do Jacuípe trouxe o projeto para facilitar a vida das pessoas

Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social, Cidadania E Justiça
Segunda, 10 de outubro de 2022.
Foto: Anderson dos Santos

Com uma história bastante emocionante, o senhor Pedro Carneiro de 82 anos, morador da zona rural, da comunidade de Pedrinhas em Riachão do Jacuípe, foi um dos primeiros a ser atendido pelo Projeto Cidadania Itinerante.

O senhor Pedro conseguiu registrar a sua filha, Gilmeire Carneiro que após o registro passou a se chamar Gilmeire Carneiro de Oliveira. O detalhe muito triste foi que a mãe de Gilmeire morreu logo após o parto e só hoje, Gilmeire recebeu o nome do pai afetivo.

“A mãe dela, minha tia e madrinha, me escolheu para criar Gilmeire, três meses antes dela nascer. Quando ela nasceu que eu fui buscar, o pai sumiu sem deixar rastros. Não consegui ter nenhum filho, só ela que eu criei mesmo. Fiquei viúvo e é ela que cuida de mim agora”, concluiu Pedro, muito emocionado.

“Meu pai sempre foi ele, mas hoje a felicidade é tão grande que eu não tenho nem palavras pra explicar”, disse Gilmeire após ser oficializada como filha do senhor Pedro Carneiro.

Instalado nesta sexta-feira, 07 de outubro, na Praça Joaquim Carneiro, o Projeto realizou novas certidões de nascimento, casamentos, óbitos, reconhecimento de paternidades afetivas ou biológicas, retificação e mudanças de nomes e gênero, em casos de transexuais, tudo gratuitamente.

Muitos outros jacuipenses, homens, mulheres, jovens e crianças da sede ou da zona rural do município tiveram a oportunidade de renovarem seus registros e outras ações relativas às suas documentações.

“Nós, enquanto gestão estamos muito felizes em realizar este Projeto que já esteve em várias cidades da Bahia. E Riachão hoje tem um diferencial, pois além de trazer o Cidadania Itinerante, vamos finalizar as ações com o Casamento Comunitário”, concluiu a secretária de Assistência Social Alessandra Oliveira.

"O Projeto visita muitos municípios, atende pessoas carentes com uma gama de serviços. Agradecemos demais a secretária Alessandra Oliveira por trazer este Projeto e o Casamento Comunitário para Riachão”, disse Isabela Lago, Juíza Auxiliar da Corregedoria do Interior do Tribunal de Justiça da Bahia.

O Projeto Itinerante chegou em Riachão atraves da Secretaria do Trabalho Assistência Social e Cidadania em parceria com outras instituições do estado.

Segunda, 10 de outubro de 2022.