Agosto Lilás é encerrado com roda de conversa em Riachão do Jacuípe

Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social, Cidadania E Justiça
Sexta, 02 de setembro de 2022.
Fotos: Priscila Almeida

A Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania encerrou na tarde desta quarta-feira, 31 de agosto, no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) o Agosto Lilás com uma roda de conversa sobre o abuso e violência doméstica contra mulher. O evento foi iniciado com as boas vindas e agradecimentos da Secretária de Assistência Social, Alessandra Oliveira, para todos os presentes.

Em seguida a atriz Natiele Carneiro apresentou o monólogo: “A realidade das Marias”. Segundo a atriz e autora, um drama vivido diariamente por mulheres Brasil a fora, de muitas agressões físicas, principalmente. “Essa realidade esteve presente em minha casa por muitos anos e ainda hoje acontece por segundos em muitas outras”, concluiu Natiele.

Participaram da Roda de Debate, autoridades como a Major Maria Aparecida Teixeira, comandante da 90ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM); o Padre Denivaldo do Santos, representando a Igreja Católica; a Escrivã da Policial Civil, Lucrécia Costa; Nayane Carneiro, coordenadora do CREAS; Janaina Guimarães, coordenadora do CRAS; o vereador Raimundo Falconery; e os policiais militares, Alisson Paulo e Graziele Mercês.

Mulheres e homens, representando entidades e sociedade civil organizada participaram ativamente do evento, interagindo na roda de conversa com as autoridades. "Nós mulheres somos criadas para encontrar o nosso príncipe encantado e não para sair cedo de casa, estudar e trabalhar. Isso é um pensamento machista que colabora com o fortalecimento da violência à mulher”, destacou Nayane Carneiro.

No mês de agosto, além da distribuição de cestas básicas para os trabalhadores da reciclagem, a equipe aproveitou para conversar sobre o Agosto Lilás com homens e mulheres trabalhadoras em muitos outros espaços. Além disso, levou a diversas outras localidades ações e palestras sobre a Violência à Mulher.

"É necessário que vocês nos ajudem, denunciem e nos avisem sobre toda e qualquer violência contra a mulher. Não há no município equipamento mais importante do que o CREAS, tudo que passa pela delegacia eu busco a ajuda deles, porque, queremos resolver, e na maioria das vezes resolvemos", pontuou a escrivã Lucrécia Costa.

"Este evento é muito necessário para orientar e encorajar a gente para não vivermos em relacionamentos de manipulações e agressões a nós mulheres”, opinou a estudante Verônica Araújo.

“Estou muito feliz, com a consciência e sensação do dever cumprido. A nossa gratidão aos nossos parceiros, à rede de proteção que atua junto com a gente pra estar protegendo e trazendo a estas mulheres mais coragem, auxílio e mais conforto”, afirmou a secretária de Assistência Social, Alessandra Oliveira.

A ronda Maria Mulher Segura, outra ação permanente e realizada pela Polícia Militar em Riachão do Jacuípe, foi também explanada para as mulheres presentes pela Major Maria Aparecida. "A Ronda existe em outras cidades, onde há grande número de denúncias e pedidos de medidas protetivas. Aqui não temos muitos estes pedidos, mas mulheres espancadas têm, e por isso para não deixar passar em branco. Instituímos o "Projeto Ronda Mulher Segura" para garantir a estas mulheres que elas também tivessem segurança e que elas pudessem ir e vir de forma segura", esclareceu.

A campanha Agosto Lilás cumpriu seu objetivo em conscientizar sobre a violência doméstica, e as suas ações e atividades foram debatidas e muito bem repercutidas em todo o município. O evento desta quarta-feira, 31, contou ainda em sua finalização com os conselhos e pontuações do Padre Denivaldo. Na oportunidade ele falou do cuidado que devemos ter com as nossas famílias. “De lá saem todos as ações sociais, positivas ou negativas", disse.

Sexta, 02 de setembro de 2022.