I Festival de Forró de Riachão do Jacuípe é lançado na Europa por Del Feliz

O cantor jacuipense segue em turnê na Europa anunciando o evento

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte E Turismo
Sexta, 19 de agosto de 2022.

O I Festival de Forró de Riachão do Jacuípe que será realizado nos dias 23 e 24 de dezembro está sendo lançado na Europa, mais precisamente na cidade do Porto, em Portugal. Na companhia do Trio Nordestino, o forrozeiro baiano e jacuipense, Del Feliz está realizando evento em Portugal e se apresentando em programas de TV e rádio para promover este primeiro grande Festival de sua terra natal, Riachão do Jacuípe, localizada a 170 km de Salvador-Ba.

Del Feliz realizará show neste sábado, 20 de agosto, na cidade do Porto (Portugal) onde lançará o Festival de Forró de Riachão do Jacuípe. A programação também conta com a presença do Trio Nordestino. Nesta décima edição, o “Forró do Porto” acontece no Miradouro Ignez, local com vista privilegiada, nas proximidades do Palácio de Cristal, cartão postal da cidade lusitana. A passagem de Del Feliz por Portugal ainda conta com uma apresentação na capital Lisboa, com local e data ainda a serem definidos. Nesta sexta-feira, 19, o artista junto com o Trio Nordestino estiveram anunciando o Festival em programa de duas das maiores redes de TV de Portugal, a RTP (Rádio e Televisão de Portugal) e a  SIC (Sociedade Independente de Comunicação).

A primeira edição do evento nasce com a proposta de aquecer o turismo cultural e gastronômico de uma das cidades mais importantes do interior da Bahia, às margens da BR-324. O evento também vai contribuir com a promoção de municípios vizinhos. Del Feliz foi escolhido pela prefeitura de Riachão do Jacuípe como embaixador cultural que vai conectar o município a Portugal, ao mesmo tempo que apresentará Riachão e suas belezas naturais ao mundo.

“A oportunidade deste evento servirá para dar ainda mais visibilidade à nossa cultura, belezas do nosso bioma caatinga, aquecer também nossa economia através do turismo”, justifica o prefeito Carlos Matos.

Mariana Aydar, Chambinho do Acordeon, Mestre Gennaro e o Trio Nordestino estão entre as atrações confirmadas em uma grade que também vai contar com a presença de artistas internacionais, além disso, em entrevista, o prefeito Carlos Matos falou da possibilidade de nomes como o de Elba Ramalho e Alceu Valença.

Del Feliz é considerado como o embaixador do Forró no Brasil, pois é padrinho nacional da campanha que levou o Forró a ser reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil.

Ao lado de dona Joana Alves (Balaio do Nordeste), o forrozeiro mantém acesa a chama para elevar o Forró internacionalmente como Patrimônio da Humanidade, destacando o ritmo como um indício de um povo que se espalhou pelo mundo, conduzindo uma cultura de superação e esperança através das artes.

Sexta, 19 de agosto de 2022.