17º Festival de Violeiros de Riachão do Jacuípe encanta público presente após anos sem realização

Os repentistas encantaram o público

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte E Turismo
Segunda, 08 de agosto de 2022.
Fotos: Laura Ferreira

Muita poesia e repente marcaram o retorno do Festival de Violeiros de Riachão do Jacuípe, que realizou sua 17ª edição, na noite do último sábado, 6 de agosto, no Clube Lira 8 de Setembro. Com o apoio da Prefeitura, os poetas repentistas que concorreram ao Festival encantaram o público presente que interagiu com os violeiros.

Após a abertura do Festival feita pelo jornalista Evandro Matos (apresentador e mediador), a0 secretária de Educação, Jacivan Morais, representando o poder público, falou da importância em retomar estas realizações que valorizam e fortalecem a identidade da cultura nordestina. “Não mediremos esforços para apoiar e incentivar Festivais como este. São manifestações artísticas populares que fortalecem a nossa identidade cultural”, afirmou.

Os violeiros, Flávio Ferreira, Lineu do Açude e Antônio Maracujá fizeram, oficialmente, a abertura do evento. O Festival que contou com a organização de Nadinho e Antonio Maracujá homenageou o grande repentista baiano, Antonio Queiroz.

Concorreram ao Festival as duplas: Nadinho do Ponto Novo e o pernambucano, Galego da Viola (primeiro lugar); os sergipanos, Vem Vem do Nordeste e João Bezerra (segundo lugar); Van de Tanquinho e Delvanir Ferreira de Ichu (3º lugar); Davi Ferreira de Ichu e Paraíba da Viola de Coité (4º lugar); e Lavandeira da cidade de Valente e Sabiá de Serrinha (5º lugar).

“Muito importante o apoio que recebemos do poder público nos incentivando a retomar este evento, porque ele foi interrompido, justamente por falta de apoio das gestões anteriores, e isso aqui não é uma crítica a ninguém, mas sem este apoio não teríamos condições de realizar”, revelou o violeiro e professor, Nadinho do ponto Novo.

O evento contou com o total apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Departamento de Cultura, assim como obteve apoio irrestrito do Projeto Cultural Riachão.

O 17º Festival de Violeiros contou com um bom público presente, que vieram de diversas localidades do interior de Riachão do Jacuípe, e também de municípios vizinhos Ichu, Barrocas e Nova Fátima.

Segunda, 08 de agosto de 2022.