Secretaria de Saúde realiza mais um mutirão de serviços, desta vez no distrito de Chapada

O mutirão segue mensalmente por outras unidades

Segunda, 25 de julho de 2022.
Fotos: Priscila Almeida

Preventivos ginecológicos, testes rápidos das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), testagem e vacinação de covid, vacinação de rotina, pequenas cirurgias e ultrassonografias, foram os procedimentos realizados durante toda sexta-feira, 22 de julho, no distrito de Chapada pela Unidade de Saúde da Família em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

"Somos pessoas muito carentes e a gente depende, porque nós aqui não temos condições de pagar o que tá fazendo aqui hoje. Então foi bem vindo”, afirmou a moradora, Maria Cleidinalva, que procurou o mutirão para fazer o teste rápido e retirada de sinais.

Kevin Mascarenhas, um dos médicos presentes na ação, falou sobre a retirada de sinais, o procedimento de maior demanda. “Essa é uma demanda reprimida no município, retirada de verrugas, sinais e cistos, se forem pequenos, retiramos também aqui, com o mínimo de invasão ao paciente”, lembrou o médico.

Jorge Ferreira, também morador do Distrito de Chapada procurou o mutirão para realizar ultrassom e tomar a vacina contra a Covid-19. "Muito bom este mutirão! O povo aqui estava merecendo. Aqui já teve, mas nunca foi tão bem organizado e com profissionais tão bons como estes", avaliou.

“Esse mutirão é de suma importância para a população. Temos uma grande variedade de serviços ofertados e através desse mutirão, estamos sanando diversas demandas reprimidas. E a comunidade vem comparecendo, como podemos ver que a casa está cheia”, comemorou a enfermeira da Unidade de Saúde de Chapada, Karinne França.

Para a Coordenadora da Atenção Básica, Kadidja Vieira, o evento é de grande magnitude e todas as unidades da família do município receberão semelhantes. "Temos aqui presente uma equipe multiprofissional, envolvendo diversos profissionais e com diversas habilidades e competências para desenvolver estas ações em um projeto com o olhar de quem cuida", destacou.

O mutirão segue mensalmente por outras unidades. "Contemplamos uma unidade do município por mês", completou Kadidja.

De acordo com a organização do Mutirão até às 10 horas da manhã, mais de 300 pessoas já haviam sido atendidas para a retirada de sinais e mais de 60 aguardavam o atendimento.

Segunda, 25 de julho de 2022.