Prefeitura de Riachão e Sebrae realizam capacitação para agricultores familiares

O tema da capacitação foi: como vender mais para o município?

Secretaria Municipal de Governo
Quarta, 15 de junho de 2022.
Fotos: Anderson dos Santos

Como vender mais para o município? Este foi o tema da capacitação realizada nesta segunda e terça-feira, 13 e 14 de junho pela Prefeitura de Riachão do Jacuípe e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) para os agricultores familiares do município.

A importância da participação da Agricultura Familiar nas vendas governamentais foi bastante pautada na crescente participação deste setor na economia nacional. O curso foi uma iniciativa da Secretaria de Governo e Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

De acordo com pesquisas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) a produção da Agricultura Familiar é responsável por cerca de 35% dos alimentos do mundo. Logo, o mediador do evento, professor e técnico do Sebrae, Paulo Wataru acessou ao site da prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe e como um demonstrativo apresentou para os agricultores como utilizá-lo e saber sobre transparência das chamadas públicas, informações no Diário Oficial e demais informes que interessem aos agricultores.

Além disso, o professor e mediador destacou o tanto que é importante para os agricultores saberem como funciona os trâmites de compra pela Prefeitura na mão deles, seja pessoa física ou pessoa jurídica.

“A nossa finalidade aqui é que eles aprendam os caminhos atuais de como vender mais para a Prefeitura, ou seja, acessar melhor os editais, como baixarem um edital de licitação, e ou chamada de convocação para a venda dos produtos da agricultura familiar. Sabemos que a maioria deles já conhecem o processo anterior, então é praticamente uma revisão atualizada. Porque, às vezes, por falta de alguma informação eles acham que o processo é burocrático demais, mas não, é um processo público, onde todos têm o direito de participar”, salientou Paulo.

“Eu acho muito importante este curso. A partir de hoje quero aprender mais, me informar cada dia mais”, declarou a agricultora Jaciara de Oliveira, da comunidade de Terra Branca.

Ezequiel da Silva, agricultor do distrito de Chapada também avaliou positivamente a capacitação. “Este curso está sendo muito proveitoso, para mim mesmo, que já participei de vários, este tá muito bom, traz novas maneiras de vender para a Prefeitura, eu estou gostando”.

Quarta, 15 de junho de 2022.