Escola no bairro Alto do Cruzeiro homenageia cantor Mano Brow em Riachão do Jacuípe

Rapper teve seu rosto grafitado em escola do bairro onde viveu sua mãe e avó

Quarta, 11 de maio de 2022.
Fotos: Anderson dos Santos

Assim como todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Riachão do Jacuípe, a Nelson Pessoa, no bairro Alto do Cruzeiro, também passou por reforma e ganhou arte e muitas cores em sua murada. A diferença é que na Nelson, além de figuras do universo infantil, homenageou o cantor e rapper mais famoso do Brasil, Mano Brow, descendente de familiares residentes no bairro.

A homenagem foi um presente do artista Anderson de Jesus, famoso grafiteiro de Salvador, que é fã do cantor e ficou emocionado em saber das origens de Mano Brow na região. "Ele já vinha fazendo um trabalho remunerado para as escolas municipais, mas quando soube, deu esse presente para a comunidade", explicou a secretária de Educação, Jacivan Moraes.

Mano Brow é dos Soares, família muito conhecida na cidade. Ele é filho de Dona Ana Soares, sobrinha de Dona Bernadete Soares, mais conhecida por Xéa, uma das lavadeiras e marisqueiras mais conhecida da região ribeirinha do Rio Jacuípe, no bairro Alto do Cruzeiro. Mano Brow nasceu e se criou em São Paulo, mas sempre visitou o município, acompanhado de dona Ana, sua mãe. Dona Ana e dona Bernadete já faleceram, porém Brow conta com tios e primos de primeiro grau espalhados pelo bairro e por toda a cidade.

“Ele tem um vínculo afetivo com o bairro, sempre que pode visita os parentes. Da última vez andou todo o bairro. Eu mesmo o presenciei aconselhando a criançada a estudar e mudarem a realidade do nosso bairro”, disse Cristina de Jesus, moradora do Alto do Cruzeiro.

“Eu achei muito bonita a pintura no muro. Não sabia quem era, quando perguntei me disseram de quem era filho e sobrinho, aí eu logo lembrei e achei bom demais. É gente daqui mesmo”, disse dona Luiza da Silva, moradora há mais de 50 anos do bairro.

Mano Brow continua residindo em São Paulo e é considerado um ícone do rapper brasileiro, reconhecido internacionalmente.

Quarta, 11 de maio de 2022.