Prefeitura encerra o Março Mulher na Praça da Matriz

O evento contou com apresentações de musica, dança e serviços de saúde

Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social, Cidadania E Justiça
Sexta, 01 de abril de 2022.
Fotos: Anderson dos Santos

Vários estilos musicais, danças e serviços de saúde para as mulheres jacuipenses foram ofertados na noite desta quinta-feira, 31, na praça Coronel Marcolino Mascarenhas (Matriz) pela Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania de Riachão do Jacuípe.

Depois de correr o município, no interior e na sede, levando benefícios para as mulheres durante todo o mês de março, bem como realizando rodas de conversas que valorizaram a importância da mulher nos espaços de decisões, a Prefeitura de Riachão do Jacuípe realizou um grande evento de encerramento, ao alcance de todas.

Em paralelo as apresentações, que aconteciam no palco da Praça, como o Grupo de Kizomba do distrito de Chapada, aulão de dança, o samba de roda da Bela Vista e apresentações de cantoras locais, como Carol Forrozeira e Vane do Malvadinhos do Forró, stands prestavam serviços como aferição de pressão, teste de HPV, sífilis, Hepatite B e C, além de acupuntura e massoterapia.

“Eu fiz acupuntura, aferir minha pressão e agora vou pra massoterapia, para depois sambar muito”, disse a jacuipense Marilene Santos, do bairro da Bela Vista.

"Cheguei aqui cheia de dores e tensões, depois da massagem me sinto leve, leve”, relatou sorrindo dona Maria Isabel, moradora do centro da cidade.

“O meu sentimento é de total gratidão, primeiro a Deus por ele nos ter dado vida e saúde para podermos realizar este evento e nossas ações durante todo o mês. Agradeço imensamente a minha equipe de trabalho, as secretarias parceiras como a de Educação e de Saúde, onde estavam presentes em todos os nossos movimentos, e as nossas mulheres nas comunidades da sede e interior do município. Agradeço também neste dia de encerramento, onde as mulheres jacuipenses compareceram para prestigiar e nos divertir através de outras mulheres, pois aqui estiveram mulheres que declamaram, dançaram e cantaram. Então, encerramos este mês de março com alegria e perspectivas grandes de alcances de nossa luta, daquilo que a gente defende e acredita”, finalizou a secretária de Assistência social, Alessandra Oliveira.

Durante o Março Mulher e também através do Ônibus Lilás, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, ações como a emissão do número do NIS (Número de Inscrição Social), orientação jurídica, isenção para segunda via de Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, emissão de Carteira de Trabalho, Título Eleitoral e transferência, agendamento de BPC (Benefício de Prestação Continuada), isenção para celebração de casamento, teste rápido para Covid, aferição de pressão arterial, glicemia e aulão de dança foram realizadas.

O evento terminou com muita música e dança, abrilhantado pela apresentação da historiadora e professora, Fernandinha Vitorino. Mulher de presença marcante por seu carisma e postura em sala de aula e em toda a comunidade jacuipense.

Sexta, 01 de abril de 2022.