Secretaria de Assistência visita comunidades com ações do Ônibus Lilás

As atividades fazem parte do Março Mulher

Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social, Cidadania E Justiça
Quinta, 24 de março de 2022.
Fotos: Anderson dos Santos

Um verdadeiro show de benefícios para mulheres neste mês de março está sendo proporcionado pela Prefeitura de Riachão do Jacuípe. Em campanha do Março Mulher, diversas ações no interior e na sede do município estão sendo realizadas, fortalecendo a importância da mulher nos espaços de decisões.

Através do Ônibus Lilás, ações como a emissão do número do NIS (Número de Inscrição Social), orientação jurídica, isenção para segunda via de Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, emissão de Carteira de Trabalho, Título Eleitoral e transferência, agendamento de BPC (Benefício de Prestação Continuada), isenção para celebração de casamento, teste rápido para Covid, aferição de pressão arterial e glicemia e aulão de dança fazem parte dos atendimentos.

A Secretaria de Assistência Social também está contando com a presença da equipe da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) que iniciou sua participação na última segunda-feira, 21, realizando capacitação com profissionais que compõem toda a rede de apoio para as mulheres em Riachão. Participaram da capacitação profissional na Educação, Saúde, CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e da Secretaria de Assistência Social.

O tema abordado pela equipe da SPM foi a Violência Doméstica contra a Mulher, ações e orientações que podem ajudar estas mulheres a saírem do ciclo de violências causados por relacionamentos tóxicos. A equipe que compõem o Ônibus Lilás, da SPM, conta com uma advogada, assistente social e psicóloga que abordam sobre violência física, psicológica e patrimonial contra a mulher.

"Além de tantas orientações para a saúde integral das mulheres, foi abordada a violência doméstica contra a mulher. Em contrapartida, orientações foram dadas para as mulheres se protegerem e denunciarem seus agressores”, disse Arleide Santos, da Secretaria da Mulher do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

"Enquanto cada uma de nós não nos conscientizarmos do apoio em rede que precisamos dar a cada mulher, o trabalho das instituições somente não resolverá. Nossas ações e comprometimentos vão fortalecer estas instituições a cumprir melhor os seus papéis", pontuou a secretária de Assistência Social, Alessandra Oliveira.

Até agora as ações aconteceram no distrito de Barreiros, Vila Aparecida e Chapada; povoados de Ponto Novo, Campo Alegre e Terra Branca; e no bairro da Santa Mônica.

Nesta sexta-feira, 24, na sede do município, a equipe do Ônibus Lilás, junto com a Secretaria de Assistência Social farão o encaminhamento das demandas colhidas pelas mulheres durante a semana para serem resolvidas. Além desta ação do Ônibus Lilás, o Março Mulher segue até o dia 31 de março.

Quinta, 24 de março de 2022.