Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Prefeito assina Termo de Intenção para compra de água dessalinizada de Mandassaia II

Prefeitura pretende montar mini usina de envasamento na região

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
Segunda, 21 de março de 2022.
Foto: Anderson dos Santos


A Prefeitura de Riachão do Jacuípe vai passar a comprar água dessalinizada do povoado de Mandassaia II após a assinatura do Termo de Intenção realizada na última quinta-feira, 17. O prefeito Carlos Matos, acompanhado do vice-prefeito Felipe Sales e do secretário de Agricultura e Meio Ambiente Emanuel Carneiro, promoveram um encontro para apresentar aos órgãos estaduais o sistema do Programa Água Doce na região.

O encontro reuniu também técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), do Núcleo Estadual do PAD/BA e do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Prefeito, comunidade e comitiva local recepcionaram a visita técnica dos órgãos na sexta-feira, 18, que conheceram em Riachão do Jacuípe o primeiro sistema de dessalinização do Programa Água Doce (PAD), implantado em 2015 na comunidade de Mandassaia II.

Pensando na sustentabilidade do PAD, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Prefeitura, pretende montar uma mini usina de envasamento na região de Riachão do Jacuípe para estimular a economia relacionada a água dessalinizada.

“Para que o sistema continue funcionando, seja para ofertar água de qualidade ou para agregar renda a comunidade através de projetos produtivos econômicos, é necessário que tenhamos um plano de ação de sustentabilidade após a implantação desses sistemas. Esse é o nosso grande desafio, de manter o PAD sustentável”, destacou Wilson Dias, diretor-presidente da CAR. 

O diretor da CAR ainda parabenizou a iniciativa do prefeito, com a assinatura do termo, e prometeu se esforçar ao máximo para que a usina de produção de água para comercialização, seja uma breve realidade fazendo de Riachão do Jacuípe o primeiro município deste projeto, que a CAR e a SEMA vem desenvolvendo, a ganhar uma usina.

"Estamos juntos fazendo de Riachão do Jacuípe o primeiro município deste projeto que a CAR e a SEMA vem desenvolvendo, a receber inovações a partir da iniciativa do prefeito Carlos Matos", lembrou o secretário Emanuel Carneiro.

Representantes técnicos do Programa afirmaram que a Piscicultura, que já é realizada pelo Programa Bahia Pesca em outras comunidades baianas, é umas das possibilidades de ações que podem agregar ainda mais na sustentabilidade do PAD em Riachão, e que o sistema dessalinizador permite a utilização do recurso hídrico de qualidade também para a comunidade consumir.

Na sexta-feira, além da apresentação do sistema para os órgãos estaduais que estavam presentes no encontro, foram feitas visitas ao poço da água bruta e a fábrica de sequilhos mantida pela Associação da Mandasaia II que já se beneficia com a água dessalinizada.

Ascom – Prefeitura de Riachão do Jacuípe

Voltar
Segunda, 21 de março de 2022.

© 2024 Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe - BA
Todos os direitos reservados.