Riachão recebe mais dois sistemas do Programa Água Doce

O município já conta com oito sistemas e agora receberá mais dois

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
Quarta, 19 de janeiro de 2022.

Nos últimos dias 5 e 6 de janeiro a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente visitou as comunidades de Lícurí e Mandassaia III para fazer a regularização dos terrenos onde os sistemas de dessalinização do Programa Água Doce serão implantados em Riachão do Jacuípe. O município já conta com oito sistemas e agora receberá mais dois.

Os sistemas são frutos do Programa Água Doce (PAD) que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso a água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização no semiárido brasileiro.

As visitas foram realizadas pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente Emanuel Carneiro, acompanhado pelo engenheiro da CERB (Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia) Sidnei Péricles e do vereador Franklin Santana.

“Os sistemas de dessalinização são compostos por um poço dessalinizador e mais um tanque de descarte que beneficiará estas comunidades com água doce e potável. Além de matar a cede, a água irá reduzir as doenças que são transmitidas por água sem tratamento”, lembrou Emanuel Carneiro.

“É muito gratificante levar água potável para os moradores do campo. Estamos dando continuidade a implantação de dessalinizadores iniciada na gestão da ex-prefeita Tânia Matos, beneficiando a zona rural de nosso município. Temos oito no momento, mas daqui a uns meses, teremos dez sistemas implantados. Vamos continuar lutando por mais”, garantiu o prefeito Carlos Matos.

Os técnicos da CERB retornarão daqui a dois meses para implantarem o sistema nas duas localidades citadas. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente dará o suporte, acompanhando todo o processo.

Quarta, 19 de janeiro de 2022.