Prefeitura realiza IV Conferência Municipal de Educação

Evento contou com presença de profissionais da educação, sociedade civil organizada e poder público

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte E Turismo
Sábado, 11 de dezembro de 2021.
Fotos: Guilherme Mascarenhas

Com o tema "Inclusão e Equidade: compromisso com o futuro da educação jacuipense", a Prefeitura de Riachão do Jacuípe realizou, através da Secretaria de Educação, a IV Conferência Municipal de Educação, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O evento contou com a presença de profissionais da educação, sociedade civil organizada e poder público.

Na abertura, a secretária de Educação, Jacivan Morais, chamou a atenção dos presentes para o espaço escolar. Segundo ela, "a escola precisa ser vista também como espaço para construir valores e afetos".

"A Conferência é um espaço importantíssimo de debate e decisões, não apenas para a educação da rede municipal de ensino, mas para a nossa educação em geral", destacou a secretária.

O prefeito Carlos Matos observou a necessidade da valorização do profissional da educação. "Se quisermos uma educação de qualidade, devemos começar pela valorização dos nossos professores", disse.

O evento  contou ainda com uma apresentação cultural, mostrando que arte e educação não se separam, em especial, quando é contextualizada com a arte local. Artistas jacuipenses fizeram apresentações de forró, repente e samba de roda com a imortal "Quixabeira", de Manezinho de Isaías.

"Foi um momento maravilhoso. A maioria dos professores não resistiram e caíram na dança", disse a educadora Ilka Celeste.

Eixos em Debate

Após palestra, na parte da tarde, a Conferência seguiu com a apresentação dos seguintes eixos.

EIXO I: Décadas de Lutas e Conquistas Sociais Políticas em Xeque:  O Golpe,  a Pandemia e os retrocessos na Agenda Brasileira.

EIXO II: PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas Setoriais, e Direito à Educação.

EIXO III: Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão .

EIXO IV: Valorização dos/as profissionais da Educação: Formação, Carreira, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde.

EIXO V: Gestão Democrática e Financiamento da Educação: Participação, Transparência e Controle Social.

EIXO VI: Construção de Projeto de Nação Soberana e de Estado Democrático em Defesa da Democracia , da Vida, dos Direitos Sociais, da Educação e do PNE.

EIXO VII: Uma escola para o futuro: Tecnologia e Conectividade a Serviço da Educação.

Depois de ampla apresentação das propostas de todos os eixos, foram eleitos cinco delegados, representando segmentos da sociedade.

A IV Conferência Municipal de Educação foi encerrada com a apresentação de um vídeo, em clima de natal e ano novo, cantado por artistas jacuipenses na Praça da Matriz. Em paralelo, a equipe da Secretaria de Educação, a secretária Jacivan e o prefeito Carlos Matos entregaram rosas aos educadores e demais participantes.

Sábado, 11 de dezembro de 2021.