Em audiência pública, Plano Municipal de Educação é avaliado na Câmara de Vereadores

A comissão teve a oportunidade de analisar o cumprimento das estratégias nos últimos dois anos

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte E Turismo
Quinta, 18 de novembro de 2021.
Fotos: Guilherme Mascarenhas

O relatório de avaliação do cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação (PME) no biênio 2020\2021, foi apresentado à sociedade jacuipense, nesta quarta-feira, 17, pela Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação.

Através de audiência pública, realizada na Câmara de Vereadores, a comissão teve a oportunidade de analisar o cumprimento das estratégias nos últimos dois anos.

Com participação da sociedade civil, política e da comunidade escolar (pública e privada), espera-se que, do evento, saiam novas propostas de intervenções para a melhoria da educação do município, discussão que se aprofundará na Conferência Municipal de Educação, que será realizada no dia 3 de dezembro.

“A Audiência Pública é um ambiente que possibilita a participação da sociedade. Os participantes trouxeram importantes sugestões ao PME”, lembrou a professora do município, Selma Carneiro, ao ler o regimento do plano.

O documento versou sobre as medidas para a educação básica e superior, em suas etapas e modalidades, além da valorização dos profissionais, investimentos, entre outros pontos relevantes.

O evento contou ainda com as participações virtuais da pedagoga Jumara Novaes, Assistente Técnica da Escola de Contas do TCM/BA e  da Maíra Oliveira, Auditora de Controle Externo do TCM/BA, que trataram do tema: “Educação é da nossa conta”.

"Estamos em fase de conhecimento do trabalho, mas já estou gostando da participação da sociedade e seus vários setores. Confesso que me surpreendi com a quantidade de presentes", disse o professor Franselmo Cordeiro Santiago.

"Minha participação é dar também minha contribuição para podermos fazer diferente e fazer o que pode ser, verdadeiramente, praticado dentro de nossa realidade. Quando o prefeito Carlos Matos citou a palavra investimento em sua fala, ele foi muito feliz, pois mostra que ele não entende educação como um gasto, mas investimento. Um exemplo disso, foi a apresentação de uma escola de música que vimos aqui hoje", relatou o professor e diretor do Colégio Estradual Dagmar Miranda, Jucemar da Costa.

"Esse é um momento muito importante para a educação do nosso município, pois estamos aqui para fortalecer a nossa política educacional. É momento de prestarmos contas à sociedade das metas já cumpridas, assim como as que ainda estão em andamento, trabalhando para a melhoria efetiva da qualidade da educação básica e superior, na rede pública e privada. É importante que, saindo daqui, cada um de nós, assuma, efetivamente, o seu papel de fiscalizador e colaborador de todo o processo", disse a secretária Jacivan Moraes, na abertura do evento.

Após a secretária, o prefeito Carlos Matos agradeceu a presença de todos e citou a importância da arte, em nome da Escola de Música nossa Senhora de Lourdes, que abriu a audiência. Ele destacou a importância da música para a educação integral do ser humano. "Desejo que a partir das propostas aqui elaboradas, todos nós consigamos fazer uma educação melhor e mais comprometida", disse.

Toda a discussão e elaboração de propostas feitas na audiência, serão debatidas em seus devidos eixos na Conferência Municipal de Educação.

Quinta, 18 de novembro de 2021.