Prefeito se reúne com catadores de recicláveis de Riachão

O objetivo da reunião foi ouvir as principais demandas desse público

Gabinete do Prefeito
Sexta, 05 de novembro de 2021.
Fotos: Anderson dos Santos

Na manhã desta quinta-feira, 04, o prefeito, Carlos Matos se reuniu com os catadores de materiais recicláveis do município. O objetivo da reunião foi ouvir as principais demandas das mulheres e homens que trabalham neste serviço no município. Solicitaram a ajuda do poder público com doações de máscaras, botas e luvas para cada familiar que trabalha diariamente catando e separando o lixo.

Além do prefeito, a secretária de Assistência Social, Alessandra de Oliveira e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Emanuel Carneiro, participaram da reunião. O prefeito sugeriu a criação de uma Cooperativa para organizar o trabalho dos catadores e para o próprio poder público colaborar legalmente com eles.

"Podemos sim, ajudar muito mais cada um de vocês, porém precisamos que vocês se organizem. Sugerimos uma cooperativa. De nossa parte todo o apoio de uma assessoria jurídica e contábil para a criação da cooperativa, mas esta vontade precisa partir de vocês", enfatizou o prefeito, explicando que com o cooperativismo é mais viável para a prefeitura ajudar os catadores, inclusive por meio de convênio.

Sobre as dúvidas em relação ao cadastramento no Programa Bolsa Família, a secretária de Assistência Social, Alessandra Oliveira observou que alguns ainda estão recebendo o auxílio emergencial, e por isso, não conseguem outros benefícios. Porém, ela orientou a todos que procurem a Secretaria para se cadastrarem, assim que encerrar o pagamento do auxílio.

“Vamos com a equipe técnica visita-los no local de trabalho, para melhor acompanhar as necessidades deles. Ainda que não possamos corresponder a todas as necessidades, a Assistência precisa estar ciente das condições de trabalho que estas famílias estão expostas e encaminhar os devidos ajustes”, garantiu a secretária.

O Secretário, Emanuel Carneiro também colocou sua Secretaria à disposição para apoia-los na criação da Cooperativa.

Ainda em reunião, o prefeito aproveitou para conferir com o setor municipal de limpeza como tem sido o tratamento deles com os catadores. Pelo celular, o prefeito reforçou o pedido de respeito com os trabalhadores na hora em que as caçambas forem despejar os resíduos no local.

Sexta, 05 de novembro de 2021.