Prefeitura realiza mais uma ação do Outubro Rosa com ultrassons e brindes para mulheres

Houve também palestras, café da manhã, momento de meditação e sessão de ventosaterapia

Secretaria Municipal de Saúde
Domingo, 24 de outubro de 2021.
Fotos: Guilherme Mascarenhas

A campanha Outubro Rosa, voltada ao combate ao câncer de mama e do colo do útero, teve mais uma ação neste final de semana no Centro de Referência e Reabilitação Dr. Rômulo Gordiano, em Riachão do Jacuípe. O evento contou, principalmente, com a realização de centenas de ultrassons, café da manhã, momento de meditação, sessão de ventosaterapia, música, palestras e sorteio de brindes.

Foram realizadas ultrassonografias da mama, transvaginal, pélvica, obstetrícia, partes moles, e vias urinárias. As ações de combate ao câncer não serão encerradas. Elas fazem parte do programa de saúde do município.

"A maioria das ações tiveram o objetivo de esclarecer, informar e apoiar as mulheres, quanto a prevenção e tratamento do câncer de mama e do colo do útero", disse a coordenadora da Alta e Média Complexidade do município, Rosângela Carneiro.

"Essas ações servem como parâmetro  para planejar e efetuar intervenções que buscam transformar positivamente a realidade de mulheres jacuipenses", lembrou Noe Carneiro, coordenadora do Centro de Reabilitação.

"Achei excelente o atendimento, e também gostei de todo o evento, toda a equipe da Saúde está de parabéns", disse, Barbara Rejane, mãe de Maria Eduarda de 11 anos, que fez sua primeira ultrassom.

"A manhã de hoje foi excelente, gostei muito do atendimento", disse uma das sorteadas no evento, Gildeci Sena.

"Já vínhamos atendendo as mulheres com estes tipos de exames, mas o prefeito pediu que intensificar as ações, expandindo o atendimento para os povoados, assim estamos fazendo e atendendo mais mulheres em todo o município", disse o médico Carlos Alberto.

Apesar do evento no sábado, 23, as ações seguiram neste domingo, 24, com mutirão de 100 ultrassons mamárias para mais mulheres jacuipenses.

Domingo, 24 de outubro de 2021.