Riachão do Jacuípe receberá ações integradas para o desenvolvimento rural

Prefeito e secretário de Agricultura e Meio Ambiente participaram da apresentação do projeto

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
Sábado, 09 de outubro de 2021.
Fotos: Ascom Governo do Estado

Riachão do Jacuípe vai fazer parte de ações integradas que promoverão o desenvolvimento rural dos municípios que compõem o território da Bacia do Jacuípe. Nesta sexta-feira, 08, o prefeito Carlos Matos e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Emanuel Carneiro, participaram do encontro de apresentação do projeto, realizado na Câmara de Vereadores de Capim Grosso.

O planejamento de ações integradas, que promovam o desenvolvimento rural, a partir de políticas públicas articuladas, para gerar maior impacto local, a exemplo da assistência técnica e extensão rural (Ater), regularização fundiária, inclusão produtiva e agroindustrialização, foi um dos objetivos do encontro, realizado nesta sexta-feira (08), na Câmara Municipal de Vereadores de Capim Grosso.

O evento contou com a participação de representantes do poder público do Estado e dos municípios que compõem o Território Bacia do Jacuípe, além de organizações sociais representativas da Agricultura Familiar, e foi iniciado com uma homenagem ao Dia do Nordestino, celebrado neste dia 08 de outubro.

A iniciativa integra a estratégia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia. O objetivo é fortalecer, estruturar e consolidar sistemas produtivos estratégicos da agricultura familiar, a partir da execução de ações articuladas em grupos produtivos locais.

“Temos uma agricultura familiar muito forte em nosso município, mas estamos sempre buscando mais benefícios para incentivar este setor e fazer geração de renda para o nosso povo. Temos exemplos aqui da apicultura, produção de biscoitos, beneficiamento do leite e muitas outras culturas que devem ser motivadas”, afirmou o prefeito.

O secretário Emanuel Carneiro destacou a importância dos investimentos chegarem aos municípios. “Com as verbas chegando, conseguimos beneficiar quem está lá na ponta, que é o agricultor familiar. Isso gera renda e uma renda sustentável. Será de uma grande valia esse projeto”.

A reunião foi liderada pelo diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), Wilson Dias. Ele apresentou a proposta da parceria, que mostra, entre outros aspectos, o impacto econômico local gerado a partir dos investimentos no rural. Ele reforçou também a necessidade dos envolvidos na gestão de políticas públicas dialogarem, planejarem, monitorarem e avaliarem, lembrando que o objetivo é descentralizar as ações.

Sábado, 09 de outubro de 2021.