Fusas presta homenagem ao ex-prefeito Valfredo Carneiro de Matos

Uma placa foi instalada na entrada da instituição em agradecimentos a Valfredão

Sexta, 08 de outubro de 2021.
Fotos: Guilherme Mascarenhas

Uma singela homenagem (in memoriam) foi realizada na manhã desta sexta-feira, 08, ao ex-prefeito, Valfredo Carneiro de Matos pela construção do Hospital Municipal. Uma placa foi instalada na entrada da instituição, contendo a foto, nome e texto em agradecimentos a Valfredão.

Familiares do homenageado, como sua esposa, a ex-prefeita, Tânia Matos, e os filhos, Érico Matos e Valfredo Júnior foram convidados para a celebração.

“Passar por aqui é rever e relembrar tudo o que juntos construímos. Desde o seu primeiro desejo em construir o Municipal até a fundação. No dia 25 de setembro de 1992, ele inaugurou o hospital, que atende não apenas a Riachão, mas toda região. É um marco na história do desenvolvimento. Agradeço ao diretor Esaú Silva e ao prefeito Carlos Matos por devolverem ao povo esta grande obra. E que hoje, verdadeiramente, voltou a ser do povo. Meu sentimento é de gratidão, e onde Valfredão estiver, está feliz também”, disse Tânia Matos, emocionada com a homenagem.

O momento foi regado de muita emoção. No olhar dos funcionários mais antigos da Fundação de Saúde e Assistência Social (FUSAS), lágrimas e sorrisos se confundiam, já que os familiares compartilharam a homenagem com os servidores. “Eles fazem parte da história do Municipal”, lembrou a ex-prefeita.

“Somos uma família, pois Valfredo nunca chegou aqui pra exigir nada. Sua frase era sempre a mesma: ajudem ao povo, atendam o povo! Tomamos pra nós o exemplo dele e até hoje, mesmo quando fomos afastados por um tempo, sempre vestimos a camisa do Hospital Municipal, e a ele, seremos eternamente gratas e gratos”, disse a servidora da FUSAS, Neuza Matos.

“Quero deixar a minha gratidão por esta homenagem ao meu pai. Crescemos vendo a preocupação de nosso pai e de nossa mãe, enquanto diretora, por este Hospital. Agradecemos pelo zelo que o Governo Municipal vem dando a esta unidade e, especialmente, a todos os funcionários, que durante todos estes anos se dedicaram com muito trabalho e compromisso”, agradeceu Valfredo Júnior.

"Nos enche de muita felicidade esta placa em homenagem ao nome de nosso pai. Na condição de família, ficamos bastante emocionados. Agradecemos a toda equipe FUSAS pelo carinho que têm dedicado a este hospital. Ao diretor Esaú pela administração e, principalmente, ao prefeito, Carlos Matos, que mesmo com tantas dificuldades, tem prezado pela manutenção desta unidade. A todos, a nossa gratidão, em nome de toda a família Matos”, afirmou Érico Matos.

A homenagem foi encerrada com a retirada do pano sobre a placa, através das mãos do diretor do Hospital e pela ex-gestora, já que o prefeito Carlos Matos estava em outro compromisso no município de Capim Grosso. O prefeito, porém, mandou o seu registro sobre a homenagem.

“Todos nós da família somos imensamente gratos a esta homenagem em memória daquele que ergueu esta grande obra, como diz a música que ele tanto gostava, ‘tá vendo aquele edifício moço, ajudei a levantar’. Ele assim fez, construindo esta obra. Contribuiu com o bem estar do povo desta terra”, ressaltou o prefeito.

Sexta, 08 de outubro de 2021.