NOTA: Prefeitura suspende vacinação de adolescentes após recomendação do Ministério da Saúde

Suspensão é baseada em Nota Técnica emitida pelo órgão

covid19
Quinta, 16 de setembro de 2021.

A Prefeitura de Riachão do Jacuípe informa que a vacinação contra Covid-19 para pessoas com idade entre 12 e 17 anos está suspensa após Nota Técnica nº 40/2021 emitida pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19.

A Nota justifica a suspensão baseada nas seguintes premissas:  I - A Organização Mundial de Saúde não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades; II - A maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela COVID-19 apresentam evolução benigna, apresentando-se assintomáticos ou oligossintomáticos; III - Somente um imunizante foi avaliado em ECR; IV - Os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos; V - Apesar dos eventos adversos graves decorrentes da vacinação serem raros, sobretudo a ocorrência de miocardite (16 casos a cada 1.000.000 de pessoas que recebem duas doses da vacina); VI - Redução na média móvel de casos e óbitos (queda de 60% no número de casos e queda de mais de 58% no número de óbitos por covid-19 nos últimos 60 dias) com melhora do cenário epidemiológico.

A vacinação para pessoas com idade entre 12 e 17 anos com comorbidades ou algum tipo de deficiência permanente está mantida, segundo a nota técnica. Esse público somente poderá ser vacinado com o imunizante Pfizer/Biontech.

PREFEITURA DE RIACHÃO DO JACUÍPE

Quinta, 16 de setembro de 2021.