Escolas Municipais Castro Alves e José Rufino recebem ação de replantio de árvores

Replantio é para compensar área que sofreu um incêndio no início do ano

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
Quarta, 11 de agosto de 2021.
Fotos: Anderson dos Santos

A prefeitura de Riachão do Jacuípe, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria  com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na manhã desta terça-feira, 10, ação com os Agentes do Programa Despertar nas Escolas Municipais Castro Alves e José Rufino, no povoado de Chapada. A ação teve como objetivo, revitalizar a Agrofloresta da Escola Municipal Castro Alves, onde aconteceu um incêndio, no início deste ano.

Além da Escola Municipal Castro Alves, também foi contemplada a Escola Municipal José Rufino, esta, por sua vez, teve sua área de lazer arborizada com árvores frutíferas e nativas.

Com a chegada dos Agentes Despertar nas duas Escolas, secretários, gestores escolares, mobilizadores e a Coordenação Municipal do Programa Despertar, a ação foi realizada com o replantio de frutíferas como mangueiras, coqueiros, cajueiros, e outras espécies como ipês e aroeiras.

O Programa Despertar é uma parceria da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação, do Sindicato dos Produtores Rurais e do Sistema FAEB/SENAR.

"É uma missão dessa nova gestão. Para cada árvore tirada, (neste caso, queimada) dez serão plantadas. Fizemos esta ação na beira do Rio Jacuípe em maio, e continuamos a replantar e plantar arvores nativas que não afetam o nosso solo. Precisamos arborizar nosso município”, lembra Emanuel Carneiro, secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

Para a secretária de Educação, Jacivan Morais, a ação foi corretiva e justa, já que a área da Escola Municipal Castro Alves, além de ter sofrido com o incêndio, é muito vasta e precisava contar com o reflorestamento. “Foi prazeroso colocar a mão na terra com as crianças, além disso, mostrar aos nossos alunos a importância de cuidar do meio ambiente, ajuda-os a despertarem a consciência para o dever pessoal com o planeta e por extensão, com a vida”, disse.

"É responsabilidade de cada um, em sua escola e em sua comunidade, manter a natureza preservada. Talvez não veremos os frutos desta ação, mas temos a certeza que as futuras gerações terão esse prazer", lembrou a coordenadora municipal do programa Despertar, Paula France.

As ações seguirão em outras escolas e espaços, seja com o Programa Despertar e Secretaria de Educação, ou apenas com o Projeto Cuidar, da Secretaria de Meio Ambiente.

Quarta, 11 de agosto de 2021.