Julho Amarelo: Riachão realiza campanha de combate as Hepatites Virais

A campanha consiste em alertar a população em relação às hepatites

Segunda, 26 de Julho de 2021.
Fotos: Anderson dos Santos

A campanha "Julho Amarelo” foi iniciada na manhã desta segunda-feira, 26, na Unidade de Saúde da Família do povoado de Vila Aparecida. A campanha consiste em alertar a população em relação às hepatites, realizando testes e ampla vacinação da população.

Os trabalhadores da saúde do povoado de Vila Aparecida foram os primeiros a serem testados. Entre eles estão os agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, médico, enfermeiros e demais profissionais que atuam na unidade.

As demais unidades do município darão continuidade a campanha no próximo dia 28, quarta-feira. O teste é gratuito e a população pode procurar a sua Unidade Básica de Saúde, tanto para o teste da Hepatite B, quanto para a Hepatite C.

"A finalidade dessa campanha é reforçar as ações de saúde para a prevenção e o controle das Hepatites. Vale ressaltar ainda, que a medida mais eficaz de proteção é a vacina, que também é garantida pelo SUS. Logo, toda a população deve procurar a sua Unidade de Saúde”, recomendou Kadidja Vieira, coordenadora da Atenção Básica do município.

A enfermeira da Unidade de Saúde de Vila Aparecida, Kátia Maia, destacou a importância de levar cuidados as equipes de saúde. "Estamos fazendo as testagens em toda a nossa equipe de saúde de Vila Aparecida, o fluxo tá muito bom, e além dos testes, estamos oferecendo outros cuidados aos nossos profissionais como: acupuntura, oleicultura, massoterapia e outros”.

“Muito importante para nós profissionais de saúde, principalmente porque estamos em contato diário com a população, visitando lares, cuidando deles. Por isso, a importância de primeiro cuidar da gente, a Secretaria e a unidade estão de parabéns”, disse Maurício Matos, primeiro agente de saúde da comunidade a fazer o teste.

Os testes também serão disponibilizados para a população em geral e as vacinas para toda a população. Na quarta-feira, 28, segue a testagem para os profissionais da saúde de todo o município.

Segunda, 26 de Julho de 2021.