Riachão identifica aumento de casos de Covid-19

O aumento no número de casos ativos da doença se deve a alguns fatores

covid19
Quinta, 07 de julho de 2022.

O município de Riachão do Jacuípe está passando por um aumento do número de casos de Covid-19 nos últimos dias, concentrando um grande número de casos ativos da doença ao mesmo tempo.

Destacamos que esse aumento no número de casos ativos da doença se deve a alguns fatores:

1. As pessoas com sintomas de síndrome gripal já estão sendo testadas assim que comparecem às unidades de saúde do município. Elas já saem da unidade com o resultado do teste para Covid-19, seja ele negativo ou positivo, o que antes demorava muito.

2. O número de unidades de saúde que realizam o teste é bastante superior ao do início da pandemia. Hoje, são 13 unidades, incluindo a Secretaria de Saúde, realizando o teste para detecção de Covid-19, enquanto antes era apenas uma, o Centro de Retaguarda do Covid, além do Hospital Municipal, que faz o teste em condições específicas.

3. Houve uma procura grande por parte da população para realização do teste para detecção de Covid-19, o que não estava acontecendo até pouco tempo atrás, o que favorece a identificação do caso de forma mais precoce.

Destacamos que quase todos os casos da doença estão se comportando de forma leve. Até o momento, só tivemos duas pessoas internadas e que já se recuperam da doença. Não tivemos óbito neste período. Isso, graças às altas coberturas vacinais, onde nossa população tem papel importante neste indicador.

Felizmente, esta semana o número de casos positivos e ativos da doença já começou a ter queda. Esperamos continuar com essa tendência nos próximos dias e, logo em breve, voltarmos a ficar com pouco ou nenhum caso ativo da doença.

A Vigilância Epidemiológica pede à população que fique em alerta e redobre os cuidados para evitar a transmissão do vírus. Ao precisar sair de casa, use máscara, higienize as mãos com frequência e mantenha o distanciamento, além de manter atualizada a caderneta de vacinação com a aplicação de todas as doses disponíveis, isso para garantir uma proteção maior contra a Covid-19.

Em caso de sintomas, procure a unidade de saúde da família mais próxima de sua casa.

Quinta, 07 de julho de 2022.